Produtos para Serigrafia, Sublimação e Comunicação Visual
NDICAÇÃO:
O Plastisol Blocking é indicado para ser estampado sobre todo o tecido em que seja pertinente sublimar sua coloração entre os produtos estampados, deixando-os com manchas ou até modificando sua coloração por completo.
CUIDADOS:
1º – O Plastisol Blocking não é indicado para ser estampado sobre tecidos com acabamento de teflon ou impermeabilizante. Para estes tecidos, efetuar testes prévios ou consultar nosso departamento técnico.
2º – Em caso de utilização de prensa térmica sobre o motivo estampado, em camisetas ou moletons já fechados, utilizar uma folha de papel para proteger as costas da peça da umidade do produto, provocando o desbotamento do corante.
PREPARAÇÃO DA MATRIZ:
A matriz deve ser preparada com emulsão Fremplast base água com poliéster de 44 a 55 fios monofilamento.
APLICAÇÃO:
O Plastisol Blocking deve ser aplicado com poliéster monofilamento de 32 a 44 fios no máximo, devendo ser repicado em até duas vezes, dependendo do fundo a ser aplicado, antes de ser sobreposto com outro Plastisol, para que possa formar a camada adequada inibidora de sublimação. Logo após estar seco, aplicar o Plastisol desejado que também deverá ser repicado no mínimo uma vez.
SECAGEM:
Plastisol Blocking deve ser pré-seco em todas as suas fases de aplicação, sendo que em sua última aplicação deve-se notar que o produto esteja bem seco antes da sobreposição do plastisol. Após a aplicação final do Plastisol Blocking e da sobreposição do Plastisol, o produto deve ser curado em estufa, por 3 minutos, de 160° a 170°C.
OBSERVAÇÕES:
1ª: O problema provocado pela sublimação de corantes em partes estampadas sobre tecidos sintéticos existe há aproximadamente 40 anos.
Cuidados a serem tomados: Ressaltamos que tecidos com problemas de sublimação não devem ser dobrados quentes e nem sobrepostos a outra parte estampada, pois o risco de replicagem ou ressublimação ocorre também nestes casos. Aconselhamos sempre a proteção da parte estampada com papel de seda ou similares.
2ª: Todo o tecido com problema de sublimação antes de iniciar a produção deverá ser submetido a uma prova que consiste em:
A – Estampar o tecido com PLASTISOL BLOCKING como base e em seguida sobrepor o motivo a ser estampado do desenho.
B – Após o processo de estampagem, secagem e fixação dos produtos aplicados em ordem e de maneira correta, deixar o substrato em observação por 72 horas, pois com alguns corantes ocorre o risco da re-sublimação neste período.
C – Ressaltamos também a possibilidade de que em alguns tecidos, o produto Plastisol Blocking possa não funcionar ou funcionar com dificuldade, isto vai depender do acabamento e do tingimento. Se o acabamento e o tingimento não foram feitos de maneira correta, teremos dificuldades no bloqueio do corante. Por este motivo é que nos indicamos sempre testes prévios, antes da produção.
LAUDO TÉCNICO
PLASTISOL BLOCKING E HIDRO BLOCKING
Plastisol Blocking e Hidro Blocking: são fisicamente formulados a partir de produtos sintéticos, pigmentos orgânicos e inorgânicos, que em mistura com resinas específicas à base de água ou plastisol e submetido ao calor de fixação, proporcionam cobertura perfeita e alta solidez sobre tecidos sintéticos tintos e suas misturas.
Plastisol Blocking e Hidro Blocking: quimicamente recebem também em suas formulações produtos à base de sais de cloretos, que em temperatura de fixação provocam sobre o tingimento reativo um processo redoxi de oxidação e redução.
Sobre o Tingimento do Poliéster: a reação identifica somente que o produto absorve para si a liberação dos corantes, não permitindo que o mesmo ultrapasse a barreira por ele criada, evitando com isso que o corante do tingimento venha a manchar ou sublimar a parte estampada sobre o “blocking”.
Obs: Todos os cuidados indicados em nossos Boletins Técnicos ao se utilizar nossos bloqueadores devem-se devido à pequena liberação de gás cloroso quando o tecido estampado é submetido a temperaturas de fixação. O gás cloroso é oriundo da reação dos cloretos contidos na composição do produto e os cuidados indicados devem-se ao fato de que sabemos que os corantes reativos não têm boa resistência de solidez ao gás cloroso.
A Fremplast reserva o direito de atualizar este Boletim Técnico, com o intuito de melhorar as informações técnicas sobre o uso deste produto, sem aviso prévio. A Fremplast não se responsabiliza pelo uso ou aplicação errada do produto. Todas as informações neste Boletim Técnico são baseadas em testes de laboratório na Fremplast e em experiências de clientes que operam com este sistema de aplicação.
A Fremplast recomenda que todos os produtos sejam previamente testados para um bom resultado e segurança de sua produção.
LIMPEZA DA MATRIZ:
A matriz deve ser limpa com uma espátula para remover o excesso do produto, utilizar Limpa tela em seguida lavar com água e sabão.
ARMAZENAGEM:
O produto deve ficar sempre em local fresco e arejado evitando a sua decomposição.
Atenção: o Blocking Mix precisa ser pigmentado com pigmento plastisol para correto funcionamento.
Produtos para Serigrafia, Sublimação e Comunicação Visual